segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Marcas de letramento

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


GESTAR II

TUTORA: ANGELITA

PROFESSORA: DÉBORA MARIA ALMEIDA M. BR1TO

E.M.E.F.MACHADO DE ASSIS 6° ANO

ATIVIDADE DE APOIO À APRENDIZAGEM TP4

OBJETIVO: IDENTIFICAR AS MARCAS DE LETRAMENTO E RELACIONAR A ESCRITA COM AS PRÁTICASDE CULTURA LOCAL.

No primeiro momento conversamos sobre as imagens que observamos no cotidiano, no nosso quarto, casa, escola,parque, etc. Muitas vezes passam despercebidas em nossa rotina. O percurso de casa para escola, paisagens veículos, placas de trânsito, faixas,pedestres,morros,matas, casas, indústrias, animais, plantações etc. Com muita calma dando oportunidade a todos para falar, relatando para toda turma. No segundo momento pedi que os alunosobservassem e fizessem o desenho do trajeto de casa para a escola. Seus trabalhos foram apresentados oralmente para todos e expostos na sala e corredores da escola.
Foram momentos ricos em troca de informações sobre o bairro João Pessoa e Schroeder e vizinhança, de tudo que viram muitos não sabiamescrever nem o significado de placas e outdor e fábricas etc.Depois fizeram a produção escritado roteiro minuncioso de casa até a escola.
Para mim foram momentos ricos de conhecimentos, pois não conheço toda cidade de Jaraguá do Sul e seus bairros. Não encontrei muitas dificuldades a não ser falta de acompanhamentos de alguns pais nas atividades de seus filhos, já que estão no 6° ano do Ensino Fundamental.






Um comentário:

  1. Nada como valorizar a cultura e os conhecimentos prévios dos alunos para que eles se interessm pelas aulas.
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir